Páginas

domingo, 2 de agosto de 2015

Quem é o próximo Rei do Pop?


Antes que comecem a reclamar, eu sei que o único rei do pop é o Michael Jackson, e que, assim como o Elvis é eternamente o rei do rock, o superstar de Gary, Indiana, vai ser sempre o rei do pop. Mas o que eu quero aqui é perguntar - e tentar responder - quem é o artista atual que pode chegar mais perto do que o MJ foi. Analisando o cenário do pop atual, eu acabei ficando com três nomes que guardam algumas similaridades com o Michael, e podem ser considerados o seu sucessor. Então vamos a eles:

1 - Usher:


O Usher é um grande nome da música pop desde o início da década passada, e ano sim, ano não aparece com um álbum novo e um novo hit. O artista que teve seu auge em 2004, com o álbum Confessions, que teve mega hits como Yeah e Burn, além da música título, sempre teve uma relação próxima com o rei do pop, e, além da voz, tem como maior semelhante com ele os passos de dança, como se pode ver nesse vídeo de 2001, com os dois dançando.


 
Apesar das grandes semelhanças na dança, o Usher não tem a diversidade musical que foi marca da carreira do MJ, ficando muito mais restrito ao r&b. Além disso, apesar de ser um grande nome da música desse século, o cantor/dançarino não faz mas tanto sucesso quanto antigamente, e talvez por essas duas razões fique "correndo por fora" nessa briga.

2 - Bruno Mars:


O havaiano sensação da música pop nos últimos 4 ou 5 anos também guarda muitas semelhanças com o rei do pop. O que mais os aproxima é o fato de terem uma grande influência musical do James Brown e de conseguirem fazer músicas dos mais variados estilos, desde baladas românticas até músicas dançantes com muito swing do funk, passando por músicas com riffs marcantes. Bruno é ainda um excelente compositor, e já fazia seu nome mesmo antes de se lançar como cantor (para quem não sabe, ele é o compositor de "F**k you", grande hit do Cee Lo Green). Treasure, por exemplo, tem uma atmosfera muito parecida com as músicas da era "Off the Wall" do MJ:
 
 
O que pode ser um fator contra o Bruno Mars é o fato de ele ainda ter uma carreira relativamente curta, não se podendo precisar se ele terá (apesar de ser muito provável que tenha) uma carreira longa de muito sucesso.

3 - Justin Timberlake:


JT já tem um apelido que o credencia a ser sucessor do Michael: Presidente do Pop. Além disso, o músico de Memphis tem um início de carreira muito parecido com o de Michael, já que antes de se lançarem em carreira solo, ambos fizeram muito sucesso em boy-bands (Jackson 5 e *NSYNC). Justin, assim como Usher, tem um estilo de dança que se assemelha bastante ao do Michael, e também se apresentou com o rei em 2001:

 
Justin também tem a seu favor o fato de ter sido talvez o maior artista pop masculino do início do século, com os aclamados álbuns "Justified" e "Futuresex/Lovesounds". E mesmo com um hiato grande, em que se dedicou ao cinema e outros trabalhos, JT voltou com tudo ano retrasado, com seu 20/20 experience e sucessos como "Mirrors" e "Suit & Tie", além de uma apresentação que entrou para a história do VMA, assim como MJ já havia feito. Justin ainda gravou "Rock Your Body", música que tinha sido composta para o Michael e está no seu álbum de estreia na carreira solo.

Portanto, atualmente o nome que mais se aproxima do rei do pop é o Justin Timberlake, mas o caminho que o Bruno Mars vem trilhando pode aproxima-lo cada vez mais do Michael (mesmo sem lançar nada esse ano, ele tem participação enorme na grande música de 2015, Uptown Funk, com muita gente achando que a música é realmente dele). Usher, talvez por não querer sair da zona de conforto, acabou por ficar com um público mais restrito ao longo dos anos, e pode ter ficado para trás nessa "corrida".

Por fim, percebe-se que a música pop está em boas mãos, seja com JT, Bruno, Usher ou outros nomes que estão surgindo, como Ed Sheeran e Sam Smith, o que certamente deixa o eterno rei do pop, onde quer que esteja, orgulhoso do legado que deixou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário