Páginas

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Brincando de Mãe Dinah com a Copa do Mundo

Primeiramente, boa noite!

Após um certo tempo sem novas postagens, volto aqui para falar sobre um assunto um pouco batido, mas minha paixão por futebol fala mais alto: a Copa do Mundo! E não, não falarei hoje sobre os ridículos gastos com estádios que já têm goteira (que beleza, hein, Mané Garrincha?!), sobre a ausência de obras satisfatórias de infra-estrutura urbana, total incapacidade de todos os ramos do transporte aéreo para suportar tantos voos internacionais, etc., etc., etc...

Hoje, vamos falar sobre o mundo perfeito da "dona Fifa": campo e bola!

O sorteio dos grupos e o chaveamento foram realizados no dia 06/12 deste ano (só o Irã, para tristeza deles e alegria de muitos, não viu...), e agora sabemos todos os jogos que veremos no meio do ano que vem.

Os grupos são esses acima, e, a partir de agora, tentarei analisar rapidamente cada um deles e tentar adivinhar as seleções classificadas.

Grupo A: Brasil, Croácia, México e Camarões. Aqui, minhas apostas são Brasil e Croácia. Brasil joga em casa, o Felipão formou um bom time, capaz de competir (estando em um bom dia) em alto nível com as melhores seleções que disputarão esse torneio, e a torcida mostrou que é capaz de abraçar o time e fazer pressão no adversário quando for preciso. Acho que a Croácia passa pelo simples fato de ser um time melhor do que México e Camarões. Os europeus contarão com seu artilheiro Mandzukic, um dos melhores jogadores do Bayern de Munique (só não é titular absoluto porque o técnico não gosta de jogar com o típico "camisa 9"), com o ótimo meio-campista Luka Modric, titular do Real Madrid, além do bom Rakitic. O México foi muito mal nas Eliminatórias e deve sua classificação aos EUA, que derrotaram o concorrente direto dos mexicanos no último jogo. Apesar de ter nomes razoáveis, como Guardado e Chicharito Hernandez, não é um time que me assuste, tanto que foi facilmente derrotado pelo Brasil na Copa das Confederações. Camarões tem vivido de nome já há um bom tempo. O único grande nome é o centro-avante Samuel Eto'o.

Grupo B: Espanha, Holanda, Chile e Austrália. Por motivos óbvios, considero a Espanha, atual campeã mundial e bi-campeã europeia, a favorita para o 1º lugar do grupo. Conta com excelentes jogadores para quase todas as posições e já tem uma forma de jogar consolidada desde 2008. Para a 2ª vaga, acho q dá Holanda. Apesar de não levar muita fé neles, os nomes Robben e Van Persie me fazem crer que o Chile, apesar de ter um ótimo time, não vai aprontar muita coisa esse ano.

Grupo C: Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão. Aqui, fico com Colômbia e Costa do Marfim. Considero a Colômbia a melhor equipe, com Radamel Falcao Garcia, Jackson Martinez e James Rodriguez. Costa do Marfim tem muita força física, muito mais do que os outros concorrentes, e conta com os excelentes Didier Drogba e Yayá Touré, que parece que joga melhor a cada ano.

Grupo D: Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália. Olhando os nomes, penso que esse é o grupo da morte. E não aposto nos 2 europeus! Acho q Itália e Uruguai passam, com a Inglaterra decepcionando mais uma vez. Os uruguaios têm hoje a melhor dupla de ataque do mundo com Cavani e Suarez, e os italianos contam com um bom time treinados pelo competente Cesare Prandelli.

Grupo E: Suíça, Equador, França e Honduras. A França se deu muito bem no sorteio. Aposto todas as fichas que se classificará em 1º do grupo, pois tem bons jogadores no time (Benzema, Nasri, Valbuena, Varane, Lloris, Matuidi, Pogba) e um ótimo, Franck Ribery. Para mim, a Suíça fica em 2º, pois sabe armar um belo ferrolho e tem um bom jogador de ataque, Shaquiri, habilidoso e ágil jogador do Bayern de Munique.

Grupo F: Argentina, Bósnia, Irã e Nigéria. Apesar de a Nigéria ter certa tradição em Copas, acho que a Bósnia deve surpreender e se classificar. Não se pode esquecer que os bósnios se classificaram em 1º no seu grupo das Eliminatórias. A 1ª vaga, obviamente, será dos hermanos. Não há como discutir quando se tem um time bem montado e com Messi usando a camisa 10.

Grupo G: Alemanha, Portugal, Gana e EUA. Aqui temos um (senão o maior) dos favoritos para ganhar a Copa. A Alemanha tem uma seleção espetacular. Sua base é o melhor time da Europa na atualidade, o Bayern, e tem simplesmente Neuer, Lahm, Schweinsteiger, Götze, Reus, Schürrle, Podolski, Müller, Özil... É o time que melhor combina técnica, jogo bonito e objetividade. Para o 2º lugar, aposto em Portugal. A seleção da Terrinha tem o melhor jogador do mundo atualmente, Cristiano Ronaldo, em sua melhor fase da carreira, além de bons jogadores como João Moutinho pra compor a equipe. Se for sólida durante as partidas e CR7 estiver bem, certamente fará bom papel na Copa.

Grupo H: Bélgica, Argélia, Rússia e Coreia do Sul. Fico com Bélgica e Rússia. Os belgas possuem ótimos jogadores jovens. É uma seleção muito promissora inclusive para a Copa de 2018, com Witsel, Hazard, Fellaini, Kompany, Vertonghen, Courtois. A Rússia também se classifica, pois é um bom time, muito competitivo e bem treinado pelo competente Fabio Capello como treinador, tendo se classificado em 1º lugar no seu grupo das Eliminatórias, jogando Portugal para a repescagem.

Bom, é isso! Tentei falar sobre todas as principais equipes, por isso ficou tão longo! Espero que gostem e achem instrutivo. Esperemos agora a Brazuca rolar para ver se acerto alguma das previsões!

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário